quarta-feira, 8 de maio de 2013

IX - PIRGENTINO de Almeida RUAS (1951 )- In Antologia dos esquecidos 2



IX - PIRGENTINO de Almeida RUAS (1951 )

           Filho de Adeveraldo Cunha Ruas que foi, como sabemos, um dos mais destacados sociólogos de sua geração, tendo, inclusive, participado do grupo pioneiro da Universidade de São Paulo.
           Igaratuense dos colhões roxos, Pirgentino Ruas, desde a mais tenra idade viu-se na circunstância de conviver com livros o que o transformou num empedernido e compulsivo estudioso. Rato de biblioteca.
           Em precocidade estrambótica, enquanto cursava o primário no grupo escolar, foi aluno dileto de padre Eustáquio, com quem aprendeu, com espantosa facilidade, o latim e o grego. Fala fluentemente quatro idiomas, o que não constituiria assombro não fossem estas línguas mortas: latim, grego, etrusco e javanês. Dos tais idiomas vulgares, além do nordestês, domina com elegância e desenvoltura nove falares modernos.
           Graduado em filosofia, sociologia, física, economia e engenharia no Brasil, excursionou pela Europa (França, Inglaterra, Alemanha e Portugal) onde concluiu os mais diversos e díspares cursos de pós-graduação, todos com excelência acadêmica e com direito a ser condecorado pela rainha da Inglaterra e pelo papa do Vaticano.
           Retornando ao Brasil, estabeleceu-se em Igaratu de onde, até a presente data, não arredou pé. No solar da família desenvolve suas pesquisas e estudos que, de tempos em tempos, publica em revistas acadêmicas internacionais e no O Corneta. É correspondente dos mais importantes centros acadêmicos do mundo, com os quais mentem continuada e profícua correspondência.
           É membro da Academia Brasileira de Ciência, mas a sua maior frustração é não conseguir pertencer à Academia Igaratuense de Letras que, apesar de reconhecer os seus méritos, não o considera um escritor.
           Para a presente antologia escolhemos alguns textos curtos, do tempo em que era aluno de sociologia, menino ainda e cheio de bobices no quengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário